sábado, 7 de julho de 2012

DEFINIÇÕES DO RITMO por Rodinei Barbosa



“O ritmo é o elemento mais essencial da música; determina seu movimento e sua palpitação e representa, em última análise, o contraste entre o som e o silêncio” 
(JEANDOT, 1997). 
“Compreende – se como ritmo da vida diária (ritmo diário) os movimentos  executados no decorrer de atividades cotidianas humanas, tais como: caminhar,  cozinhar, dançar, dialogar, dirigir, dormir, escrever, ler, etc; e entendem-se como o ritmo da vida profissional (ritmo profissional) os  movimentos executados no decorrer da rotina profissional do ser humano, tais como: atender, construir, datilografar, ensaiar, garimpar, lecionar, pilotar, vender, etc. Esses ritmos, no entanto ,devem ser percebidos, refletidos e compreendidos de forma contextualizada, pois ambos se completam, ocorrendo muitas vezes simultaneamente na vida, dependendo do estilo e da  cultura do ser humano.” 
(GARCIA & HAAS, 2002). 
“Compreende-se como ritmo interno e ritmo próprio do ser humano, marcado pelo seu organismo, por exemplo, as suas batidas cardíacas, o sangue correndo nas veias, estando de acordo com sua personalidade e caráter; e como ritmo externo, a movimentação realizada no grupo num determinado espaço, por exemplo, uma companhia de dança ensaiando uma obra coreográfica; os jogadores de defesa preparando-se param se defenderem dos atacantes; alunos realizando provas de vestibular, etc; compreende-se que ritmos internos e externos são ritmos do corpo e que devem ser analisados de maneira conjunta e não de forma fragmentada”. 
(GARCIA & HAAS,2002). 

RITMO GRUPAL; 
Ex: EQUIPE DE GINÁSTICA DESPORTIVA (GRD); 

RITMO MECANICO; 
Ex: MAQUINAS DE LAVAR E SECAR ROUPAS; 

RITMO DISCIPLINADO;
Ex: MOVIMENTOS PREDETERMINADOS;

RITMO NATURAL; 
Ex: FENÔMENOS DA NATUREZA; 

RITMO ESPONTÂNEO; 
Ex: FORMA ESPONTÂNEA DO INESPERADO. 

OBJETIVOS DO TRABALHO RÍTMICO 
Promover a melhoria e o aperfeiçoamento das qualidades físicas do ser o humano, em especial, a coordenação motora, agilidade, equilíbrio, resistência e velocidades; 
Promover o desenvolvimento à melhoria da natureza socioemocional e afetiva do ser humano no sentido de despertar potencialidades  sociais (positivas) como cooperação, socialização, solidariedade, liderança, compreensão, laços de amizades/de apego etc. 

FRASE MUSICAL 
Na arte da dança, assim como da música, é preciso “criar frases” (no caso da dança, as frases expressadas com o corpo podem ser  consideradas como uma sequência de movimentos executados (especialmente através da música) caracterizados “com inicio, meio e fim”, denominada coreografia (nessa os movimentos, quase sempre, são organizados a partir da frase musical, isto é, em oito tempos ou oito batimentos, ou, ainda com, os alguns coreógrafos chamam, oito marcações)). 
½ Frase Musical – 4 tempos 
1 Frase Musical – 8 tempos 
1 Bloco Musical – 32 tempos – 4 frases – 4 x 8 = 32
Dois Tempos – Compassos binários 
Três Tempos – Compassos ternários 
Quatro Tempos – Compassos quaternários 

“NOSSA ESCOLHA PROFISSIONAL NÃO DEVE SER UMA OBRIGAÇÃO E, SIM, UMA PAIXÃO!”
Ângela Garcia

Por: Rodinei Barbosa

email: contato@rodineibarbosa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes