Para começar, o melhor endereço é o do projeto Google Art Project (www.googleartproject.com), que reúne 30 mil obras de 151 museus em 40 países ao redor do mundo, incluindo o Brasil. No início do mês, foi anunciada a entrada de obras da Pinacoteca do Estado de São Paulo (www.pinacoteca.org.br) e do MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo;www.mam.org.br) no projeto.
Os dois museus selecionaram algumas obras para digitalização, mas ambos os sites permitem pesquisas em seus acervos. A diferença do Google Art é a tecnologia utilizada, semelhante à do Google Street View, que permite um "passeio" pelas instalações das instituições, com comandos interativos para movimentação das imagens, dando a sensação de que o visitante virtual está caminhando pelo espaço.
Outro site que conta com tecnologia semelhante é o dos Museus Vaticanos (www.museivaticani.va), conjunto de instituições culturais da Santa Sé, que oferece visitas virtuais aos museus gregorianos Etrusco e Egípcio, às salas de Rafael, decoradas pelo pintor renascentista, à Pinacoteca e até mesmo à capela Sistina.
As ferramentas permitem que o visitante virtual aproxime as obras de arte para poder observá-las mais detalhadamente, mas há ainda a opção de vê-las separadamente, com um clique no link sob a janela das imagens.
Há obras do museu russo Hermitage www.hermitagemuseum.org) no Google Art, mas o site desse gigante traz visitas virtuais por seus diferentes espaços, incluindo imagens feitas de cima do telhado do edifício principal e das fachadas. É possível clicar nos destaques de cada ambiente para vê-los mais de perto. O site ainda tem um catálogo on-line de seu acervo.
Outro endereço com ótimas visitas virtuais é o do Louvre, ainda que inclua apenas alguns espaços: o de antiguidades egípcias, a parte medieval do prédio e a galeria D'Apollon.
Ainda com partes incompletas, o 9/11 Memorial, espaço dedicado às vítimas dos ataques às Torres Gêmeas, em Nova York, tem em seu site (www.911memorial.org) uma visita virtual ao espaço por meio do Google Earth, que produz modelos 3D do memorial e arredores.
Por fim, explore as atrações do Museu Nacional de História Nacional Smithsonian (www.mnh.si.edu/panoramas) e sua coleção de espécimes: difícil é deixar o site antes de algumas horas.
Por: Rosylene Pinto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes