Aline
Figueiredo* convida a todos para assistirem o terceiro e último módulo do curso
de HISTÓRIA DA ARTE que ela estará ministrando GRATUITAMENTE todas as quartas e
sextas-feiras de 10 a 26 de julho as 19h30 no Cinema do SESC ARSENAL. Este
último módulo trará um Panorama da Arte Brasileira e Panorama da Arte
Mato-Grossense.
*Dona de predicados únicos, uma das precursoras do movimento artístico do
Centro Oeste atuando em um Mato Grosso ainda indiviso, concebeu e coordenou a
criação do Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT (MACP) em 1974, a
implantação da Fundação Cultural de MT em Cuiabá em 1975 (atual SEC-MT), a
criação do Ateliê Livre, da Pinacoteca Estadual e do Salão Jovem Arte
Mato-grossense, Aline Figueiredo é reconhecidamente, umas das mais importantes
críticas de arte do nosso tempo. Animadora cultural “nata”, Aline vem
ministrando com muita maestria cursos de HISTORIA DA ARTE há mais de quarenta
anos, aulas de excelência inquestionável, pois além de dominar o assunto a
crítica possui uma didática muito acessível permitindo que seus cursos tenham
um público heterogêneo. Intelectual admirável Aline Figueiredo desde 1970 vem
contribuindo com inúmeras publicações literárias de diversos autores e ainda
lançou livros como ARTES PLÁSTICAS NO CENTRO OESTE (Cuiabá, UFMT/MACP, 1979),
pelo qual recebeu o prêmio Gonzaga Duque, da Associação Brasileira de Críticos
de Arte (Rio de Janeiro, 1980); ARTE AQUI É MATO (Cuiabá, UFMT/MACP, 1990); A
PROPÓSITO DO BOI (Cuiabá, EDUFMT, 1994) pelo qual recebeu o prêmio Alejandro
José Cabassa, oferecido pela União Brasileira de Escritores (Rio de Janeiro,
1996); DALVA DE BARROS – GARIMPOS DA MEMÓRIA (Cuiabá, Entrelinhas, 2001); pelo
qual recebeu o prêmio Sérgio Millet (São Paulo, 2002). Em 2010 organizou
juntamente com Humberto Espíndola o livro MACP [ANIMAÇÃO
CULTURAL E INVENTÁRIO DO ACERVO DO MUSEU DE ARTE E DE CULTURA POPULAR DA UFMT]
(Cuiabá, Entrelinhas, 2010). Coordenou o Programa de Revitalização da
Comunidade São Gonçalo Beira-Rio. Participou de comissões organizadoras de
diversas coletivas nacionais, a exemplo do SALÃO NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS
(Rio de Janeiro, 1983/84). Integrou júris de diversos salões nacionais,
realizados em quase todos os estados brasileiros e entre 1985/86 prestou
assessoria
ad doc, na área de artes plásticas,
ao Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), em Brasília.
Texto:Willian Gama......................................................................
Bibliografia:
Gonçalves, Laudenir Antonio. Coleção Pensamento Crítico Aline Figueiredo. Rio
de Janeiro: Funarte, 2010.
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