segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Quadrinhos da Mônica e de artistas mato-grossenses em exposição na Galeria de Artes da SEC MT

Uma exposição com dupla homenagem, a Moacyr Freitas, pelos 45 anos de quadrinhos no Estado de Mato Grosso, e a Maurício de Sousa, trazendo os 50 anos da personagem Mônica, está aberta ao público até o dia 13 de setembro, na Galeria de Artes da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). A entrada é franca e está aberta para visitação, das 13h ás 19h, de segunda a sexta-feira. Pela manhã, à noite, ou no sábado é com agendamento.
Moacyr Freitas é o pioneiro em quadrinhos em Mato Grosso. Com 86 anos de idade ele traz sua pesquisa sobre o Estado, que resultou em um conjunto de belíssimos trabalhos plásticos. Compostos de textos ilustrados com traços detalhados sobre a história de nossa Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, que completa a estrutura da exposição “Nesse Mato tem Quadrinhos”.
O artista possui um acervo com obras entre artes visuais e literatura, algumas ainda inéditas. Formado em 1960 pela Faculdade Nacional de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro, foi professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
“Para mim é uma honra esta homenagem, principalmente porque me colocaram como o pioneiro dos quadrinhos. Quando Cuiabá fazia 250 anos as pessoas não sabiam o que significava a data 8 de abril e, pelo desconhecimento da população e do que eu ouvia delas, em 1969, resolvi desenhar como  arquiteto. Então pesquisei um pouco mais e produzi diversos artigos, livros e revistas com detalhes da história, de como andavam, se vestiam e se transportavam os bandeirantes até chegar em Cuiabá. As lutas para vencer a selva, com doenças, além dos índios”, descreveu Moacyr, durante o lançamento da exposição, que contou com a presença da secretária da SEC, Janete Gomes Riva.
A exposição integra o projeto do 5º Humor do Mato, uma promoção da Nico e Lau Produçoes, com apoio da SEC, apresentando “Nesse Mato Tem Quadrinhos”, que tem a curadoria de Laura Montes Boaventura e Gabriel de Mattos, com a participação de diversos artistas regionais, entre eles:Gabriel de Mattos, Eneas Ribeiro, Fred, Dudu, Generino, Ric Milk, Wander Antunes, Julius Ckvalheiros, Giorgio Cappelli, Joaquim Geovani, Maria Inês Bonatto, Augusto Figliaggi,  Marcelo Cabral, Durval, Celio Maximiano, Temer Curi, Sakura Amai, Alyne Bastos e o homenageado mato-grossense Moacyr Freitas. 
Muitos destes artistas ganharam o espaço em nível internacional como o quadrinista cuiabano Ric Milk, que fez trabalhos no ano de 2008 para os desenhos Madagascar e Sherek. 
Mônica 50 anos
A segunda homenagem e que também é tema da exposição refere-se ao desenhista Mauricio de Sousa com os 50 anos da personagem Mônica,inspirado na sua filha Mônica Sousa. Ele iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu. Em 1959, criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu.
A partir daí vieram Cebolinha, Cascão, Mônica e tantos outros. Em 1970 lançou a revista Mônica, com tiragem de 200 mil exemplares. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini. O autor já alcançou o extraordinário número de um bilhão de revistas publicadas. Suas criações chegam a cerca de 30 países.
Mauricio de Sousa se tornou o quadrinista mais importante do Brasil. Com seu talento e perspicácia criou e desenvolveu personagens e histórias que divertiram e informaram uma geração de leitores do tradicional “gibi”.
A mostra irá retratar o cinquentenário da personagem Mônica, onde serão montados 22 painéis, vitrines com a certidão de nascimento da Mônica, também os primeiros traços dela, onde o público visitante fará um mergulho na história da baixinha dentuça mais famosa dos quadrinhos nacionais. Desde 1963, ano de sua primeira aparição, Mônica conquistou o Brasil e foi destaque internacional no mundo dos quadrinhos.
A mostra tem curadoria de Jacqueline Mouradian e foi desenvolvida pela equipe da Mauricio de Sousa Produções.

Os horários de visitação serão das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira. Pela manhã, à noite, ou no sábado é com agendamento pelo telefone (65) 3613-9230. 
Fonte: assessoria SEC MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes