Está na hora de lançar novos protagonistas ao processo de mudanças
no cenário de políticas públicas no setor cultural do Estado de Mato Grosso e,
visando a qualificação profissional deste segmento, a Secretaria de Estado de
Cultura (SEC-MT) abre inscrições para o curso gratuito de “Formação em Gestão
Cultural”, até o dia 30 de setembro.
Em parceria com o Pontão de Cultura Comunidade Santo Antônio, o
COMUNA S.A, de Belo Horizonte (MG), a SEC oferecerá nos dias 3, 4 e 5 de
outubro, das 8h às 18h, o curso que é destinado a gestores culturais dos Pontos
de Cultura do Estado de Mato Grosso, no Palácio da Instrução (Rua Antonio
Maria, 151, Centro).
Serão dois módulos, o presencial, que acontecerá no Palácio da
Instrução, e o de formação à distância, onde os alunos terão que
fazer o módulo via internet, que se inicia no dia 07 de outubro e termina no
dia 10 de dezembro.
O aluno pode escolher entre fazer os dois módulos do curso
(presencial e a distância) ou apenas um dos dois. Porém, os conteúdos tratados
nos dois módulos dos cursos são diferentes e complementares, por isso, o
aluno deve participar dos dois módulos para obter uma formação mais completa.
“O curso é importante para a formação dos
gestores dos Pontos de Cultura e vem de encontro ás necessidades de capacitação
para o desenvolvimento de atividades no setor cultural", destacou a
coordenadora de Ações Artísticos Culturais, Cinthia Mattos.
A qualificação profissional é uma ferramenta fundamental para o
desempenho de um trabalho eficaz. E o segredo para que as portas do mercado
estejam sempre abertas é sempre buscar mais conhecimento.
É nesse cenário abarrotado de novos desafios, onde se fala muito
em economia criativa, que os trabalhadores qualificados se tornam um recurso
cada vez mais escasso.
Portanto, a capacitação é uma boa opção de investir em você, para
que busque sempre mais conhecimento, o que garantirá as portas abertas, onde
somente os melhores conseguirão entrar.
O curso presencial
Com duração de três dias, ou seja, oito horas por dia, contemplará
as seguintes disciplinas: Economia da Cultura, Planejamento e Gestão
Cultural e Prestação de Contas e Aspectos Jurídicos dos Pontos de Cultura.
O curso à distância
Ele abordará os seguintes temas: Adaptação a Plataforma de
Educação à Distância; Gestão Financeira e Prestação de Contas; Política
Cultural, Economia Solidária e Sustentabilidade; Planejamento e Cultura e Redes
Sociais e Comunicação.
O curso completo - presencial e a distância possui uma carga
horária de aproximadamente 84 horas/aula e para os que cumprirem 75% das aulas
haverá um certificado.
Inscrição
A inscrição para o curso (tanto o módulo presencial como o módulo
a distância) devem ser feitos pelo site: www.inspirebr.com.br/ead.
Maiores informações sobre os professores, ementas, currículos, e
como fazer a inscrição podem ser consultadas no site:www.comunawordpress.com.
Fonte: Beatriz
Saturnino – Assessoria SEC
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