Villa-Lobos será tema de palestra e apresentações culturais neste sábado (14)
Evento trará reflexões filosóficas sobre a Vida e Obra do músico
Serestas, choros, bachianas e poemas sinfônicos fazem parte da bela obra deixada pelo compositor brasileiro Heitor Villa-lobos, um repertório com ritmo, melodia e sonoridade bem brasileiros. Mesmo 60 anos após sua morte, suas músicas ainda ecoam dentro e fora do país, revelando a essência do povo desta terra. A visão filosófica sobre a vida e a obra de Villa-lobos será tema de palestra neste sábado (14), das 19h às 21h, na Nova Acrópole Cuiabá. A entrada é franca.
Conhecido como um gênio musical brasileiro, o autor dizia cantar a natureza do país que tanto amava. “Na minha música deixo cantar os rios e os mares deste grande Brasil. Eu não ponho mordaça na exuberância tropical de nossas florestas e dos nossos céus, que transporto instintivamente para tudo que escrevo”.
De acordo com a pesquisadora e professora de filosofia, Janaina Morais, Tuhu, como preferia ser chamado, traduziu com simplicidade e pureza, a complexidade da alma brasileira. “Apesar das críticas recebidas ao longo de sua carreira, manteve-se firme ao propósito de despertar nos seres humanos a sensibilidade que havia em si próprio, através de uma música que dialogasse com as formas existentes na cultura brasileira, as quais expressam a beleza do Brasil”, afirma.
Segundo ela, seria impossível conceber uma civilização sem arte, pois se trata de uma expressão presente desde as antigas tradições, possibilitando aos seres humanos maior contato com a beleza. “É possível estudar uma sociedade pela arte que produz - é possível conhecer um povo pela música que escuta - já diziam os filósofos antigos”, pontua a professora.
O evento contará com apreciação musical de algumas obras de Villa-Lobos, com a apresentação do violonista André Luiz Chitto, bem como, de artistas da Nova Acrópole Cuiabá. Com venda de doces e salgados no local.
Serviço:
Palestra: Villa-lobos e a alma brasileira: reflexões filosóficas sobre a vida e a obra
Apresentações musicais
Dia: 14/09
Horário: das 19h às 21h
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes