sexta-feira, 8 de novembro de 2019

O Grupo Penumbra de teatro de sombra que se apresentará em São Paulo fará apresentação esse final de semana no Sesc Arsenal

O Grupo Penumbra de teatro de sombra que se apresentará em São Paulo fará apresentação esse final de semana no Sesc Arsenal.
O Grupo Penumbra apresenta a peça "Sombreando Lendas" sobre lendas, lendas de Cuiabá, do Mato Grosso e do Brasil. As lendas são contadas através dos tempos, fazem parte da nossa cultura e rodeiam nosso imaginário, seja por gostar ou por nos dar um pouco de medo. Uma união do mundo fantástico do
teatro de sombras com o mundo fantástico das lendas, entre contar e compor na sombra, a peça conduz o espectador a viajar pelo universo das lendas, em suas curiosidades e suas memórias.
Na peça “Sombreando Lendas”, vemos um teatro de sombra contemporâneo, no qual projetamos figuras recortadas, nossas sombras e próteses corporais, em uma junção desses elementos e, além disso, temos narrações e fazemos uso da oralidade remetendo ao costume de contar causos e histórias, hábito que quase não se vê mais hoje em dia, também brincamos com as vozes juntamente com os sons e as figuras nas sombras.
Em janeiro de 2020 o Grupo Penumbra se apresentará em São Paulo com a peça “A Vila de Pantolux,” sua primeira montagem, dia 17/01 às 17:00, foram selecionados entre 141 projetos inscritos, para a mostra na sede do Itaú Cultural, o único grupo a representar Cuiabá, Mato Grosso e o Centro-Oeste.
O Grupo Penumbra teve sua formação no Projeto de Teatro de Formas Animadas 2018 do Sesc Arsenal, no qual foi convidada a artista Juliana Graziela, agora formada em Tecnologia Superior de Teatro com ênfase em direção pela MT Escola de Teatro/Unemat, como artista residente para pesquisar uma das vertentes do Teatro de Animação, ela escolheu a linguagem do Teatro de Sombra e ao final foi apresentado ao público suas investigações por meio de uma montagem cênica, junto aos demais artistas integrantes do
grupo, Elton Martins, formado em Tecnologia Superior de Teatro com ênfase em atuação, Jair Junior, formado em Tecnologia Superior de Teatro com ênfase em sonoplastia, Jone Sayd, estudante em formação de Tecnologia de Superior de Teatro com ênfase em atuação e Julio Rocha, formado em Tecnologia Superior de Teatro com ênfase em iluminação, assim a MT Escola de Teatro/Unemat foi muito importante para os artistas se conhecerem, formarem o grupo e aplicar os conhecimentos adquiridos na escola no projeto para a montagem da peça "A Vila de Pantolux".
Em “Sombreando Lendas” como ficha técnica temos todos os integrantes do grupo como sombrista, assim o elenco sombrista é formado pelos artistas Elton Martins, que também assina a dramaturgia, Jair Junior, faz a sonoplastia e a dramaturgia, Jone Sayd, que assina a estética das figuras junto com o grupo, Julio Rocha, que cuida da parte da iluminação também e Juliana Graziela, assina a dramaturgia e é a diretora e a produtora do grupo. O desenho do suporte da tela grande foi pensado pela arquiteta, cenógrafa e figurinista Naiane Gonçalves e a construção do suporte da tela grande foi feito pela empresa engenharia do aço. A confecção da tela grande e seu encaixe no suporte foram realizados pela Jane Klitzke e Bruno Brun, ambos figurinistas e cenógrafos. E como grandes parceiros e apoiadores temos as instituições Cine Teatro Cuiabá, representada pela Cia Cena Onze e o Sesc Arsenal, onde tudo começou,locais que realizamos nossos encontros e ensaios.

Serviço:
Peça “Sombreando Lendas”.
Local: Sesc Arsenal.
Data: 10/11/2019.
Horário: 18:00 horas.
Duração: 35 min.
Classificação: Livre.
Entrada: Gratuita (os ingressos começarão a serem distribuídos uma hora antes de começar a peça).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes