Augusto Krebs e Thiago Veloso foto: Dizão Leão |
Músicos improvisam estúdio em casa e lançam singles e com registros audiovisuais
O novo projeto autoral de Augusto Krebs e Thiago Veloso retoma os trabalhos da banda Vila Maria em distanciamento social
Na ânsia de manter a mente criativa durante a pandemia, os músicos Augusto Krebs e Thiago Veloso retomaram as atividades da banda Vila Maria com um novo projeto autoral de produção remota. ‘Teu Nome’, novo single disponível no Spotify, foi gravado de forma caseira e inaugura uma série de novas produções do grupo, que por enquanto é dupla.
A princípio, o projeto seria um EP. No entanto, os músicos acharam mais interessante lançar todas as canções como single no streaming. Outras cinco faixas de autoria deles – e algumas, de parceiros da música mato-grossense – devem ser lançadas na sequência, após mixagem final de Michael André.
“É que estamos tendo bastante trabalho por conta dos poucos recursos de material humano, de gente para tocar outros instrumentos. O projeto envolve muito estudo e treino pra dar conta de gravar. A ideia é produzir uma música há cada duas semanas”, explica Augusto Krebs.
Quando as medidas de distanciamento não forem mais necessárias, o intuito é reunir a banda Vila Maria e lançar o conjunto do trabalho, ao vivo, nos palcos. Por hora, os músicos uniram criatividade e suas – poucas – estruturas.
Todos os instrumentos que aparecem na música (cordas, guitarras, contrabaixos, vozes e clarinetas), são gravados apenas por Augusto e Thiago e sem adição de instrumental virtual. ‘Teu Nome’ fala sobre amor e foi composta pelos músicos ainda em 2014.
“Ele fez a música, eu fiz a letra e a gente terminou ela junto. Gravamos aqui em casa com os equipamentos que a gente tem, inovando as formas de pensar os arranjos em isolamento. É que não dá para encher de gente aqui em casa para gravar. Então temos vários obstáculos técnicos”, relata Krebs.
Todo o processo de produção também está sendo registrando em audiovisual. Thiago Veloso, que atualmente também integra a banda instrumental Desert Punk, é quem está por trás da captação e edição do vídeo making off, publicado no IGTV do Instagram da Vila Maria.
“A ideia de registrar tudo isso foi porque sempre achei interessante esse lance de entender como as coisas funcionam por trás da música. Também estava na pira de experimentar o audiovisual”, explica Thiago. O músico também esteve à frente da banda Cinema de Pedra.
“Hoje em dia ele tem a banda dele, eu tenho os meus projetos e toco com a galera por aí. A gente é muito amigo e tem muita coisa em comum que é gostar de noise, post-rock e essas estéticas diferentes. Mas a gente gosta muito do cancioneiro brasileiro”, conta Augusto.
Vila Maria
A banda Vila Maria surgiu quando os músicos se conheceram, em 2014. Com Augusto Krebs e Thiago Veloso, ambos na guitarra e voz, Alan Lacerda, na bateria, e Endel Dalat, no contrabaixo da primeira formação, o grupo começou a tocar para valer, em 2015, quando realizaram show no Grito Rock.
Quando Endel precisou deixar a banda para se dedicar à pós-graduação em Geologia, Karola Nunes somou ao grupo, que ainda perdurou alguns meses em parceria com o Estúdio DemoExMachina, de José Curvo.
“Este momento foi de grande aprendizado para toda a banda e ainda rendeu muitos outros trabalhos em parceria com o estúdio, que acolheu e acreditou nas nossas ideias”, lembra Krebs.
A última apresentação que conciliou a agenda de todos os músicos, foi em 2019 no aniversário do Cuiabá Rugby, comemorado na sede da Louvada, em Cuiabá, com a participação do musico e amigo Bruno Avoglia, no clarone e clarinete. Nos últimos anos a banda tem se reunido ao menos uma vez por ano, em diversas formações.
Making of: https://www.instagram.com/p/ CCWNLOblpC0/
Contato para mais informações: 65 9279-1908 (Augusto Krebs).
Maria Clara Cabral
Jornalista
Reportagem e assessoria de imprensa
(65) 98149-6456
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes