quarta-feira, 6 de julho de 2022

Acontece nesta quinta-feira 07/07 na Galeria de Artes Visuais do Sesc Arsenal a abertura da Exposição "Ser Mato-grossense"

 


A partir das 18h desta quinta-feira (07/07) a Galeria de Artes Visuais do Sesc Arsenal reabre as portas com a exposição "Ser Mato-grossense". 

A exposição coletiva “Ser Mato-grossense” é composta por multilinguagens artísticas que representam e/ou retratam a história e a cultura de Mato Grosso, ela conta com pinturas, artesanatos, esculturas, mobiliários, livros e fotografias, produzidos em diferentes épocas, que compõe o acervo interno do Sesc Mato Grosso. 

A mostra é composta por obras que apresentam parte da história dos fazeres artísticos de povos tradicionais mato-grossenses e da população que escolheu o estado para viver, assim, estão presentes na exposição trabalhos que vão de patrimônios históricos a produções contemporâneas. 

Para esta mostra, o percurso expositivo foi dividido em duas partes sendo, um lado com obras históricas e que representam manifestações culturais tradicionais, e o outro, com obras contemporâneas.  

Para a ala de manifestações tradicionais, foram selecionadas produções artísticas que se relacionam com os rios e que nascem dos saberes dos povos originários, dentre elas, uma Canoa, peça que em Mato Grosso pode vir de identidade pantaneira, ribeirinha ou indígena. A Canoa é produzida a partir de uma peça única de madeira esculpida para dar forma ao elemento que serve para pesca e transporte desses povos pela bacia fluvial. 

Já na ala das artes plásticas contemporâneas produzidas por artistas mato-grossenses, e moradores do estado, grande parte das obras retratam a fauna e flora regional com composições que mesclam elementos naturais e da cultura popular. Eles evidenciam movimentos tradicionais e cotidianos que apresentam para o público a diversidade da região que tem o encontro de vários povos originários e imigrantes, e a presença de três biomas: Cerrado, Pantanal e Amazônia. 

Em comemoração ao dia Nacional do Patrimônio Cultural, 17 de agosto, data escolhida para homenagear o centenário do historiador e jornalista, Rodrigo Melo Franco de Andrade, que foi responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil e pela criação do Iphan em 1937, o Sesc Arsenal oferece esta exposição ao público apresentando diversificados fazeres que compõe a cultura do estado, como um incentivo as produções artísticas e culturais de Mato Grosso. 

Para ficar mais especial, você poderá prestigiar apresentações artísticas e ainda participar da oficina de pintura em tela.

Na ocasião da abertura da exposição "Ser Mato-grossense",  haverá também a apresentação de uma performance artística, intitulada "Ser Mato-grossense". Nela, a artista Paty Wolff (@pa.tywolff) irá concluir a pintura de um painel no hall de entrada do Sesc Arsenal, da rua 13 de junho, no qual ela retrata, com seu estilo contemporâneo, elementos importantes da cultura e história do estado de Mato Grosso. O mural é revestido de placas de papelão nas quais a artista pinta e esculpi formas e figuras. O painel se caracteriza como uma obra site specific  (sítio específico),  por ser uma obra criada de acordo com o ambiente e com um espaço determinado, sendo uma instalação que busca aproximar os visitantes das obras de artes visuais apresentadas na exposição. E, além da performance, ocorrerá a apresentação de Siriri com o Grupo Flor de Atalaia (@flordeatalaiaoficial).





Para quem deseja participar da "Oficina de Pintura em Tela", é necessário fazer a inscrição através do formulário online. As aulas serão ministradas por Elaine Fogaça e acontecerão nos dias 08, 15, 22 e 29 de julho, sextas-feiras, das 18:00 às 21:00 horas, na Galeria de Artes e no Ateliê de Artes do Sesc Arsenal. 




A oficina tem o objetivo de ser uma experimentação da prática da Pintura em Tela de forma que os alunos conheçam as técnicas iniciais e possam desenvolver pequenas pinturas, utilizando como inspiração a cultura mato-grossense para criar as composições.  Faça sua inscrição o mais breve, clicando aqui, pois temos apenas 20 vagas disponíveis. 



SERVIÇO:

✅ 07/07, QUINTA-FEIRA: 18h | Abertura da exposição;

✅ 07/07, QUINTA-FEIRA: 19h | Performance Artística da Multiartista Paty Wolff;

✅ 07/07, QUINTA-FEIRA: 19h30 | Apresentação do grupo Flor de Atalaia;

✅ 08, 15, 22 e 29/07, SEXTAS-FEIRAS: Oficina de pintura em tela das 18h às 21h (inscrições pelo link: https://bit.ly/oficinapinturas;

✅ A exposição "Ser Mato-grossense" pode ser visitada de terça a sábado, das 14h às 21h, domingo das 14h às 20h.
mais informações: 3616 6931 Natalia Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes