terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Coro Experimental MT abre inscrição para novos cantores na Temporada 2024

Coro Experimental MT abre inscrição para novos cantores na Temporada 2024

Coro Experimental em 2023 - foto: Junior Silgueiro 

Você gosta de cantar, sonha com a possibilidade de cantar em grupo, porém receia não dar conta do recado? Que tal começar 2024 enfrentando um novo desafio? O Coro Experimental MT inicia a temporada deste ano de portas abertas para novos coralistas e as inscrições já estão abertas.

Criado em 2017, o CEMT mantém sua principal característica, que é a diversidade de repertório aliada à disposição para encarar o palco com a realização de espetáculos marcantes, como “Expresso Pantaneiro”, “Studio 90”, “Canção Postal” e “A tempo”. É importante destacar ainda as parcerias recentes com o Coral UFMT e a Orquestra Sesi. Em 2023, foram duas apresentações com a Orquestra Sesi e, em setembro, os coralistas do CEMT se uniram às vozes do Coral UFMT no concerto “Entre Cantos e Batucadas”, que marcou a estreia de “Missa Batucada”, de autoria de Jefferson Neves.

Junto com Tuanny Godoi, Neves é o diretor artístico do CEMT desde sua fundação e responde pela maioria dos arranjos, o que dá muita liberdade ao Coro Experimental para ousar novos voos. O repertório vai do clássico ao pop, passando pela música regional e MPB, sempre com arranjos inovadores. Os coralistas cantam em latim, inglês, português e devem estar preparados para se entregar a todas as possibilidades do canto coral contemporâneo.

“A audição dos novos cantores é para verificarmos a afinação, a capacidade de cantar junto com outras vozes e a extensão vocal dos candidatos, além de podermos fazer a classificação vocal, já que temos grupos de sopranos, contraltos, tenores e baixos”, explica Neves. O mais importante, segundo ele, é ter disponibilidade para os ensaios e comprometimento com o CEMT. “Como só temos um ensaio por semana, é importante que o novo integrante se disponha a complementar os estudos em casa, com a ajuda dos áudios enviados”, diz. 

O amor pelo CEMT faz com que alguns cantores se dediquem ao grupo desde a primeira temporada. É o caso de Rosa Attílio, que não tinha experiência em canto coral e é uma das integrantes mais dedicadas, ao lado de cantores veteranos como Vera Capilé, que embora seja uma intérprete consagrada, estreou como coralista no Coro Experimental, em abril de 2017. 

“A minha vontade de cantar e subir no palco vem da infância e quando soube que havia uma chamada para ingressar num novo coro, para uma apresentação especial em homenagem aos 130 anos de Heitor Villa-Lobos, falei para mim mesma: é agora!”, recorda Rosa, que integra o naipe de contraltos. Ela conta que desde então participou de todas as apresentações do CEMT, fazendo novos amigos e se dedicando plenamente às atividades do grupo. 

“Eu me entrego ao coro de alma, coração e mente. Participar do CEMT é inspirador e renovador, mesmo em momentos de turbulência pessoal. É ali que encontro paz, alegria e coragem para grandes e novos desafios com os quais nos deparamos a cada espetáculo, que é sempre único”, acrescenta. 

A soprano Manoela Lemos também não poupa elogios ao CEMT, que acompanha da plateia desde as primeiras apresentações. No início, ela não se via como cantora, mas como adora dançar e atuar, fez o teste e, uma vez aprovada, se apaixonou perdidamente pelo Coro Experimental. 

“É um coral diferente, transgressor. A gente canta, dança, atua e participa de todas as etapas da montagem de um novo espetáculo, dando ideias que muitas vezes são acolhidas por Jefferson e Tuanny”, afirma Manoela. Ela destaca ainda a “sensação de pertencimento” e a irreverência do CEMT. “Somos uma família. Um faz maquiagem no outro, empresta itens do figurino. Participar do Coro Experimental é tudo de bom, é qualidade de vida, é o que traz cor para minha vida”, entusiasma-se.

Se você se inspirou com esses depoimentos, saiba que a Temporada 2024 vai começar no próximo dia 1º (quinta-feira). Os ensaios do CEMT acontecem sempre às quintas-feiras, de 19h30 às 21h30. A inscrição dos novos cantores pode ser feita até o próximo dia 29 (segunda-feira) por meio do link: https://forms.gle/tJjAQwE9SbJkaHbF9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes