segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Acontece nesta Quarta-feira (16/12) lançamento dos livros: ABC do GUAPORÉ e COMUNIDADES TRADICIONAIS DO PANTANAL, no SESC Arsenal em Cuiabá MT

O livro ABC do Guaporé é fruto do trabalho de uma equipe de pesquisadores, alunos e colaboradores, pensado pelo projeto Conhecimento e Uso Sustentável da Biodiversidade da Amazônia Meridional, Rede Bionorte, e sua coordenadora, professora Dra. Carolina Joana da Silva. O projeto foi elaborado e desenhado para suprir lacunas de conhecimento em áreas de extrema relevância geopolítica, sua área core de atuação, município de Vila Bela da Santíssima Trindade, está alocada no “arco do Desmatamento”, zona de intensa atividade de supressão da biodiversidade nativa. Este município também é berço da história do Estado de Mato Grosso, o qual foi a primeira capital da então capitania do estado de Mato Grosso, área de refugiados quilombolas, onde seus descendentes ainda vivem e se utilizam dos recursos naturais ali presentes. O livro está dividido em três principais linhas, a área de água, a de biodiversidade e biotecnologia e a de cultura e nas três linhas os mais de 60 integrantes revelaram detalhes importantes e novos para a ciência na região, que poderão servir de subsídios para formulações de atividades de proteção ambiental e formulações de políticas públicas. Esta obra também mostra como o trabalho em rede bem coordenado e integrado é benéfico para todas as partes. E, para finalizar, há um consenso que os resultados presentes nesta obra, significam passos para alianças em direção ao equilíbrio entre sociedade e natureza, refletindo um desenvolvimento verdadeiramente sustentável. 

O livro Comunidades Tradicionais do Pantanal, organizado por profa. Dra. Carolina Joana da Silva (UNEMAT) e prof. Dr. Germano Guarim Neto (UFMT) e ilustrado pela artista visual Ruth Albernaz será lançado pelas editoras Entrelinhas e da Unemat. A obra é resultado das pesquisas dos últimos anos no campo da Etnobiologia no Pantanal. Influenciados pelo pulso de inundação, populações tradicionais do Pantanal compartilharam seus saberes, práticas e conhecimentos sobre a vida no Pantanal com os pesquisadores.  O livro destina-se à comunidade em geral e contribui com novas pesquisas interdisciplinares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes